Entrega Parceira Ifood ou Entrega Própria? - Parte 1

 

Talvez a principal, ou ao menos uma das principais dúvidas de quem empreende no segmento de delivery de alimentos seja: 

a) Utilizar a entrega do Ifood;

b) Contratar um motoboy.

É uma dúvida justa. Para que essa dúvida seja (devidamente) respondida é preciso que alguns fatores sejam analisados. Não se trata exclusivamente do viés econômico, embora esse fator geralmente tenha mais peso na tomada de decisão dos gestores. Por isso, foi preparada uma série chamada "Entrega Parceira Ifood ou Entrega Própria?", para contribuir no entendimento dessa questão tão importante para quem empreende no segmento de delivery de alimentos. 

Nesse sentido, um olhar mais amplo sobre o seu produto, seus clientes e seu estabelecimento podem ser fatores com significativa importância no momento de decidir se o mais adequado é contratar um entregador ou empresa prestadora de serviços de entregas ou utilizar a entrega parceira do Ifood. 

Se você já é um empreendedor e utiliza a entrega parceira do Ifood, o primeiro passo é realizar o breve diagnóstico proposto a seguir.

Instruções: Tenha em mãos papel e caneta. Para cada resposta há um número correspondente. Anote o número referente a cada resposta (somente uma resposta). No final, some e verifique o resultado do diagnóstico.


A) Quando recebo um pedido, normalmente o entregador chega para fazer a coleta antes de o pedido estar pronto. 

(1) Sempre

(2) Na maioria das vezes

(3) Raramente

(4) O pedido sempre está pronto

(5) Sempre atrasa um pouco

(6) Ou atrasa ou não vem coletar


B) Em dias de chuva, ciclone ou tempestade, é normal o Ifood fechar minha loja ou reduzir o raio de entrega.

(1) Nunca aconteceu

(2) Raramente

(3) Aconteceu algumas vezes

(4) Sempre acontece

(5) As vezes nem precisa estar chovendo


C) Em dias de muito movimento, como no Ano Novo ou Carnaval, o Ifood não aloca entregador e eu tenho que pedir reembolso dos pedidos que foram cancelados por demora na coleta ou que o Ifood cancelou por falta de entregadores.

(1) Nunca aconteceu

(2) Raramente

(3) Aconteceu algumas vezes

(4) Sempre acontece

(5) As vezes ficam pedidos no balcão e nem é feriado


D) Os clientes reclamam muito de pedidos que foram entregues bagunçados ou frios.

(1) Nunca aconteceu

(2) Raramente

(3) Aconteceu algumas vezes

(4) Sempre acontece

(5) Acontece, mas é com determinados entregadores


E) As avaliações de "Atraso na Entrega" estão prejudicando a nota do restaurante no aplicativo.

(1) Não é o caso

(2) Os clientes reclamam, mas sabem que não é culpa do restaurante

(3) Eles elogiam a comida, mas acabam dando 4 estrelas ou menos por causa da entrega

(4) Já aconteceu de o cliente marcar o item como "Impróprio para consumo" por causa de atraso e eu não receber reembolso

(5) É um problema que acontece com frequência no meu restaurante


F) O entregador até aceita o pedido. Mas não vem coletar e daí passa para outro entregador.

(1) Nunca aconteceu

(2) Já aconteceu, mas é raro e é só com um ou dois entregadores

(3) Acontece quando é de noite

(4) Acontece quando está chovendo

(5) Acontece e eu já perdi vendas e clientes por causa disso.


Resultado

Entre 6 e 12 pontos - A entrega parceira do Ifood funciona bem no seu estabelecimento. Resta avaliar se é a melhor opção do ponto de vista econômico. (próximo post) No entanto, pode ser a opção mais cômoda para o seu negócio.

Entre 13 e 18 pontos - A entrega parceira do Ifood funciona, embora apresente alguns problemas de vez em quando. Pode vir a comprometer a retenção de clientes, ainda assim, é preciso avaliar se é economicamente viável trocar para entrega própria.

Entre 19 e 24 pontos - A entrega do Ifood não funciona bem no seu estabelecimento e está gerando prejuízo econômico, além de prejudicar a reputação do seu restaurante. É fortemente recomendável mudar o sistema de entrega.

Entre 25 e 30 pontos - A entrega parceira do Ifood não funciona no seu estabelecimento. Não se trata de custo, trata-se de ter um serviço de entregas que funcione. 


É pertinente esclarecer que esse teste é resumido e não aborda todas as questões e temas transversais que devem ser avaliados. No entanto, pode ser considerado um ponto de partida para os empreendedores que estão formulando reflexões sobre o desempenho do serviço de entrega oferecido por seus estabelecimentos. 

Acompanhe as próximas postagens e aprofunde seus conhecimentos sobre o Ifood e a entrega de refeições no contexto do Litoral Norte do RS, com maior especificidade entre Tramandaí e Capão da Canoa.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

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